segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

COMO LIDAR COM OS PROBLEMAS

COMO LIDAR COM OS PROBLEMAS
Texto Base: I Sam. 16: 13 - 17: 17 -27
Introdução:
*A história do Texto
*Problemas quem não tem?
*Problemas existiram e sempre existirão, Jesus mesmo nos falou sobre isso em Jo 16:33, nesta Ministração de hoje vamos aprender um pouco mais sobre os problemas, como eles vêm e como devemos lidar com eles.

I- Os problemas devem ser renovados
* Os problemas em nossa vida devem ser renovados. Se você observar a vida do povo de Israel, desde sua saída do Egito até a terra prometida, você observará que eles não permaneceram em um só problema.
* O Mar vermelho, o deserto, os amalequitas, Jordão, Jericó, aliança entre os reis para atacar Israel. Observe que os problemas são renovados de acordo com nossa ambição.
(Ambição = Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo).

* Enquanto estavam no Egito, o único problema era a escravidão, depois foram outros, da mesma forma também acontece conosco. Quando estávamos no mundo éramos escravos (Efésios 2:1-3) e escravo não tem plano, nem futuro.
* Antes vivíamos somente lutando com problemas que nos traziam prejuízos, hoje, depois que aceitamos a Jesus, lutamos com os problemas que nos trazem lucros, sejam de ordem material ou espiritual, e quanto maior são nossos planos, maior será o nosso problema.

II- Davi e seus problemas
* Os problemas de Davi começaram quando ele recebeu a unção, depois disto podemos analisar três tipos de problemas na vida de Davi, que talvez se assemelhem aos nossos.

a) Investimentos: I Sam. 17: 25. A pessoa que é ungida por Deus e tem o Espírito Santo, não consegue viver debaixo do mesmismo, ela quer melhorar em todos os aspectos. Davi tinha a opção de ser um garoto de recado, que levava queijo e trazia noticias (I Sam. 17: 17,18), mas quando viu o prêmio da cabeça de Golias, ele não resistiu e foi enfrentar o problema, para ver a casa de seu pai isenta de impostos e casar-se com a filha do rei.

b) Ataque de satanás
I Sam. 16:23 18:10, 11 - Quando Davi foi usado por Deus para expulsar demônios de Saul, este se tornou seu pior inimigo, movido por ciúme e inveja, que levou Davi a viver uma vida de vergonha e desprezo, por causa das calúnias e perseguições que Saul fazia contra ele abertamente. Mas Davi em momento algum usou as mesmas armas de Saul (inveja, ciúmes,auto justificação, revolta, vingança), pelo contrário, Davi entregou Saul nas mãos de Deus, e deixou que Deus fizesse justiça por ele. Mas não cruzou os braços.
Não cruze os braços no momento de ataque, o que devemos fazer é resistir, (Tiago 4:7). Resistir é entender que nossa luta não é contra carne e sangue (Efésios. 6:12). Precisamos atacar o problema com muita oração e jejum (Mateus 17:21), Satanás é vencido assim.

c) Problema auto-induzido - Muitas vezes sofremos problemas porque pecamos, e o pecado nos traz sérios problemas. Davi pagou um alto preço por seu adultério com Batseba, a mulher de Urias. As finanças do reino foram afetadas, problemas sérios e graves na família, irmão matando irmão, o filho tentando matar o pai e vai preso, seu corpo ficou doente, tudo porque ele procurou problema com as mãos.
* A palavra, pecado, quer dizer "errar o alvo", o alvo é a palavra de Deus, toda vez que saímos da palavra, saímos da proteção de Deus e temos que arcar com as conseqüências do nosso erro. Os problemas devassaram a família de Davi até o dia em que houve arrependimento.
Conclusão:
Creio que seu problema tem origem em uma desses tipos apresentados, e seja lá qual for o seu problema, busque estar coberto pela palavra de Deus. Jesus é única solução para sua vida. Se com Ele você tem achado dificuldades para resolve-los, sem Ele você jamais conseguirá, pois um problema, sem Deus gera outro problema. (Salmo 42:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.