terça-feira, 12 de outubro de 2010

Funções do corpo


Funções do corpo

Funções do corpo
O nosso corpo é apenas o lugar onde moramos neste mundo (II Coríntios 5:1-4).
A função básica do corpo é ter contato com o mundo físico.
O nosso corpo não tem conserto e nem salvação. Receberemos outro corpo glorificado. No céu não teremos uma nova alma, mas teremos um novo corpo.
O nosso espírito foi regenerado, a nossa alma está sendo transformada e o nosso corpo será glorificado. Esses são os três tempos da nossa salvação.

a) Função da sensação
A função da sensação é a porta do nosso ser. Ela se constitui nos cinco sentidos do corpo. Tudo o que entra em nossa alma, entra através dos cinco sentidos.
Se desejamos obter vitória sobre o pecado, precisamos disciplinar o nosso corpo para que, através dele, não entre nada sujo ou pecaminoso.

b) A Função da locomoção
O nosso corpo é a parte mais inferior pois é ele que tem contato com o mundo físico. Para o corpo é impossível perceber as coisas espirituais.

c) Função de instinto
Os instintos são reações inatas do organismo que não dependem do comando da nossa alma. São reações automáticas e em si mesmas não são pecaminosas. Entretanto, elas são a base da concupiscência da carne.
Deus criou os instintos bons, mas, por causa do pecado, eles foram degenerados e hoje precisamos exercer domínio sobre eles.
Há três grupos de instintos básicos: de sobrevivência, de defesa e sexual.
O instinto de sobrevivência inclui o comer, o beber e as necessidades fisiológicas. O pecado transformou esse instinto natural em glutonaria e bebedices.
O instinto de defesa inclui os atos reflexos de proteção, como esquivar-se, esconder-se, proteger-se. O pecado o transformou em brigas, facções, iras e todo tipo de violência.
O instinto sexual foi corrompido para se transformar em adultério, fornicação, prostituição, sodomia e coisas parecidas.
Não devemos permitir que esses instintos naturais, que permanecem em nós, mesmo depois que somos convertidos, nos controlem. O corpo deve ser um servo e não um Senhor.

d) A disciplina do corpo
Tudo o que é do diabo vem de fora para dentro e tudo o que é de Deus vem de dentro (do nosso espírito) para fora.
O inimigo primeiro procura entrar pelas portas da alma que são os sentidos do corpo. O processo sempre começa com o inimigo tentando chamar a nossa atenção.
Uma vez que ele tem a nossa atenção ele tentará despertar algum instinto básico do nosso corpo. Os nossos instintos foram corrompidos pelo pecado e tornaram-se aliados do diabo. Quando ele desperta um instinto nós dizemos que estamos sendo tentados.
Uma vez que o instinto é despertado, o próximo passo é produzir um desejo. O desejo ainda não é pecado se ele for apenas uma forte tentação e ser tentado ainda não é pecado.
O pecado acontece quando o nosso desejo se transforma em intenção. Jesus disse que qualquer um que olhar com intenção impura para uma mulher já adulterou com ela (Mt. 5:28).
Quando compreendemos a forma como o diabo age fica mais simples alcançar vitória sobre ele.
A Palavra de Deus diz que há algo que devemos fazer com o nosso corpo:

Devemos ofertar o nosso corpo a Deus e trazê-lo debaixo de disciplina (Rm 12:1).
Disciplinar não é usar de ascetismo, mas Paulo disse que esmurrava o seu corpo para reduzi-lo à escravidão (I Cor. 9:27). Esmurrar o corpo é simplesmente não fazer a sua vontade.
O nosso corpo e a nossa alma, são a parte do nosso ser natural que é chamada de carne no Novo Testamento.
O carnal, então, é aquele que vive no nível do natural, ou seja, no nível da alma e do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.