quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O poder da palavra profética na vida dos jovens


Tema: O poder da palavra profética na vida dos jovens Texto: Ezequiel 37:1-10
Introdução: Ilustrar a visão de Ezequiel
Contexto Histórico de Ezequiel: O contexto histórico de Ezequiel é a Babilônia durante anos de exílio babilônico (593 – 571 a.C.

Nabucodonosor levou cativos os Judeus se Jerusalém em três etapas:
1ª Em 605 a.C., Os jovens judeus escolhidos foram deportados para Babilônia, entre eles Daniel,
2ª Foram levados 10.000 cativos à Babilônia, estando Ezequiel entre eles
3ª As forças de Nabucodonosor destruíram totalmente a cidade e o templo, e a maioria dos sobreviventes foram levados para Babilônia

O ministério profético de Ezequiel ocorreu durante as horas, mas tenebrosa da história do AT: Os 7 anos que precederam a destruição,

1ª EZEQUIEL, Cujo nome siguinifica ‘’Deus Fortalece’’ (porque no seu momento mais difícil Deus vai te fortalecer)

2ª Por meio do Espírito Santo Ezequiel vê numa visão um vale cheio de ossos cecos.

3ª Os ossos representam ‘’toda casa de Israel’’ (v.1) tanto Israel como Judá no exílio, cuja esperança pereceu na dispersão entre os pagãos . (os ossos representa a sua desesperança)

4ª Deus mandou Ezequiel profetizar para os ossos (vv. 4-6) (PROFETIZE PRA SEUS OSSOS AGORA)

5ª Os ossos então reviveram em duas etapas:
1ª Uma restauração nacional, ligada a terra (vv. 7,8),
2ª Uma restauração espiritual, ligada a fé (vv. 9,10)
Essa visão objetivou garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de Deus e o restabelecimento como nação na terra prometida,

6ª O espírito entrou neles, e viveram
A restauração de Israel à vida nos faz lembrar a criação do homem conforme relata Gn 2. 7.
Adão foi primeiro formado fisicamente, e a seguir, Deus lhe deu ‘’o fôlego de vida’’ .Semelhantemente, a nação morta de Israel deveria primeiramente ser restaurada fisicamente, e depois, Deus daria aos Israelitas o fôlego de vida.
Aplicação: Derramaria sobre eles o seu Espírito

Idéia Central do Sermão: O mundo jovem pode ser transformado pelo poder da pregação profética

Frase de Efeito: QUEM TEM OUVIDOS OUÇA!
Pergunta de Ligação: - Como a pregação profética pode transformar o mundo JOVEM?
Devido aos seus extraordinários EFEITOS, fartamente ilustrados na visão do vale dos ossos secos:Nota: Entenda por "pregação profética" aquela mensagem bíblica Cristo cêntrica, verdadeira, vinda diretamente de Deus, que restaura o homem em todos os aspectos e lhe traz vida eterna.
PRIMEIRO EFEITO: ORDEM NO CAOS - vs 7. ( Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.)
Explicação: Ao contrário de um cemitério, onde, geralmente, cada esqueleto tem o seu lugar, lá no vale dos ossos secos eles estavam esparramados, bagunçados. Um verdadeiro caos.
O primeiro efeito da pregação profética de Ezequiel foi botar ordem no caos: "e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso".
Fundamentação: Gênesis 1.2: "E a terra era sem forma e vazia".
Antes mesmo de restaurar e vivificar, a ordem foi restabelecida. A pregação profética nos faz ver a situação catódica em que nos encontramos quando estamos sem Jesus, confronta os nossos valores e nos leva a rever:
Nossos conceitos: pensamentos, idéias e ideiais, crenças, filosofias de vida, prioridades etc.Nosso contexto familiar: respeito, amor, fraternidade, confiança etc.Nosso padrão moral: pornografia, adultério, preguiça, mentira, roubo, etc.
Nosso contexto ministerial: Célula, consolidação, encontro, celebração, eventos de colheita escola de ministérios etc.
Nota: Muitas pessoas já se dariam por satisfeitas com este único efeito da pregação profética sobre o caos de suas vidas, mas, há outros efeitos ainda mais maravilhosos.
SEGUNDO EFEITO: RESTITUIÇÃO - vs 8 (Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles;)
Logo após os ossos terem se juntado, o poder de Deus começa a reconstruir seus corpos. É o momento da restituição de tudo aquilo que um dia eles tiveram, mas perderam.
Ilustração: Lucas 15 (a parábola do filho pródigo - o pai o recebeu e o restaurou).Fundamentação:
Jó 33.26, Deus restituiu tudo em dobro na vida de Jó
Joel 2.25. (Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador,)
Restituição ministerial: Célula, Encontro, etc. Aplicação:Este é um dos efeitos mais visíveis e comentados da pregação profética, pois as pessoas ficam maravilhadas ao verem como Deus vai restaurando e restituindo o que se havia perdido: anos de prejuízo são compensados por bênçãos impressionantes, casamentos literalmente acabados são restaurados, famílias destruídas são reorganizadas, esperanças são reavivadas, votos são renovados etc.
Nota: Muitas pessoas tem-se dado por mais que satisfeitas com estes dois efeitos em suas vidas, ordem e restituição, mas, isso não é nada, comparado ao mais importante dos efeitos da pregação profética: a ressurreição!
TERCEIRO EFEITO: RESSURREIÇÃO - vs 10.
Tema do Meio: Vida eterna.
Explicação:A pregação profética verdadeira produz este efeito extraordinário, por ação do Espírito
Fundamentação:João 10.10: "eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Efésios 2.1: "Ele vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados".
CONCLUSÃO: A verdadeira pregação profética reordena o caos das nossas vidas, restituiu o que se perdeu e vivifica o pecador.Deus seja louvado!
8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.Fonte: Pr Ronaldo Alves Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.