quarta-feira, 13 de julho de 2011

SETE COISAS QUE EXISTEM NO INFERNO E QUE PRECISAMOS TER NA IGREJA

Lucas 16. 19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.
20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.
29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Introdução
Muitos não acreditam que possa haver o inferno. Mas o fato e que de todos os escritores do livro sagrado, o que mais fala dele e o próprio Senhor Jesus.
Lembrando que o inferno não e o lago de fogo. O inferno e um lugar de tormento onde as pessoas sem Deus estão e que estão aguardando julgamento para serem lançadas. No lago de fogo. Ou como dizem alguns o inferno e a prisão provisória dos ímpios.

Sobre o inferno esta cheio de frases de efeito como:
"De boas intenções, o inferno esta cheio".

Este texto da Palavra de Deus fala de uma pessoa que esta no inferno e que pode nos ensinar aquilo que precisamos dar valor.
Ilust. O sonho do pastor aluizio com relação ao inferno

Algumas coisas que tem no inferno precisamos ter na igreja. Que coisa mais estranha e essa palavra. Tem coisas que existem no inferno e precisamos ter na igreja hoje?

O fato e que existem coisas no inferno, que deve existir muito mais entre nos!

7 coisas que existem no inferno e que precisam existir na Igreja:

1 - NO INFERNO EXISTE UMA VISÃO CLARA DA REALIDADE ESPIRITUAL
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Aquele homem rico morreu e foi para o inferno e a primeira coisa que vemos na vida dele, é uma visão clara, os olhos dele se abriram. Quando aquele homem quando estava aqui, vivia numa completa cegueira. Mas de repente no inferno, ele foi tomado de uma lucidez espiritual, de um esclarecimento.

A visão que ele teve no inferno:
1º Existe uma realidade depois da morte: Essa realidade, é o que te leva a crer no Senhor para salvação, pois existe sim um Julgamento e muitos serão condenados para o inferno.

2 O outro lado da visão, é que esse esclarecimento da visão da realidade da vida depois da morte, é que isso deve nos levar a ter uma atitude evangelizadora.
Aquele que é displicente com o evangelismo, é na verdade alguém que não tem esclarecimento a respeito das realidades do espírito, porque se tivesse, não seria indiferente para advertir as pessoas a respeito da vida após a morte.

A vida eterna mencionada no livro de João, se refere a vida de Deus (Zoe), vida sem fim, todo o homem já tem e não vai acabar, ao contrário do que alguns preferem acreditar, numa falsa esperança.
A grande questão é: Aonde as pessoas irão passar a eternidade?

A eternidade elas já tem, o livro de Eclesiastes diz que Deus plantou a eternidade no coração do homem. Mas onde o homem passará a eternidade? Porque a vida aqui é passageira. Precisamos ter essa visão esclarecida. O bom de ter os olhos abertos é que você vê a realidade das coisas.

Muitos valorizam demais um prato de arroz com feijão e carne, e não consegue ficar sem. Acham que a Igreja pede demais e super estimam seus sacrifícios (no caso, ele menciona o jejum).

Isso acontece porque não vêem a realidade das coisas, não vêem como as coisas sem Deus são passageiras, e fugazes, como bolha de sabão, bonito, brilhante, mas dura um instante e se dissipa. Não importa se é dinheiro, trabalho, comida, prédios ou coisas, tudo isso passa. Mas tem uma coisa que é eterna, a vida eterna.

E quando nós ganhamos vidas, nós estamos entendendo o valor real das coisas. O valor real das coisas é a vida das pessoas. Existem muitos para orar por bênçãos, para prosperar, para ser curados, ter um bom casamento, etc. Isso de fato é bom e Deus quer nos dar tudo isso. Mas quantas igrejas estão hoje chorando pela salvação das vidas?

Deus tem nos dado muito, mas com o muito que Deus tem nos dado, não temos feito tudo o que podíamos fazer.

Ilust. Se sentiu confrontado com os Testemunhos da Coréia:
- Pastores da Indonésia, país muçulmano. Queima-se prédios de igrejas, mata-se pastores. O pastor de lá tem uma igreja com 50 mil membros, já são mais de 20% de evangélicos.

- Egito tradição muçulmana mais forte. Pastor jurado de morte o tempo todo. Bíblia não pode ser comercializada. O pastor de lá tem uma igreja com 7 mil membros, num lugar onde não se pode pregar o Evangelho. Os irmãos de lá vivem com 10% e usam os 90% com meios para pregar para muçulmanos.
- Na Argélia, quando alguém prega é preso, o pastor conta que uma parte da igreja dele se converteu, porque o próprio Senhor apareceu para eles. Muitas vezes, quando ele está em casa, alguém bate na porta e diz que Jesus apareceu para ele e disse para ir até lá pra o pastor batizá-lo.

- Na Itália a maior igreja tem 400 membros;
Não existe perseguição no Brasil, nós somos privilegiados pelas igrejas, pela liberdade de expressão, nós somos boca de Jesus, pés de Jesus. Deus escolheu você para falar através de você.

Precisamos adotar uma postura, tem rádio, TV, nós temos a responsabilidade de dar mais fruto do que eles. Nos países muçulmanos ninguém sabe nada de Jesus, aqui pregamos para católicos que já sabem. Só precisam confessar a Jesus e nós às vezes somos tímidos, ficamos preocupados e envolvidos conosco mesmo.

Precisamos com gente com mais encargo pelo avanço do Reino de Deus. No inferno o rico teve a visão e precisamos de visão de olhos abertos.

2 – NO INFERNO EXISTE SÚPLICA E CLAMOR
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim!

Eu sempre pensei que o inferno era uma lugar cheio de blasfêmia, mas Aqui mostra que o inferno é um lugar cheio de súplica, clamor, grito de misericórdia,

Lá não vai ter ninguém para ouvir, não pode mais orar ao Pai, ele foi separado eternamente, não pode mais aproximar-se de Deus. Ele pede algo para Abraão.

Nós temos o caminho aberto, nós podemos chegar diante do trono da graça pelo sangue de Jesus e chamar Deus de Pai, Ele vai responder dizendo que nós somos filhos e vai nos abrir os tesouros do céu.

É terrível pensar que no inferno há clamor e às vezes, na igreja não há!

No inferno as pessoas gritam e dentro da igreja, às vezes não!
Tem igrejas aí fora que não pode! Que você não pode gritar, clamar! “Pega mal”, “Deus não é surdo”. Mas no inferno eles gritam! Tarde demais, mas gritam.

Ilust. Indiano com 1.500 igrejas, em 10 anos e tem 2 mil obreiros esperando para serem enviados.
- Irmão que tem a Igreja no lixão do Cairo

Nós temos sido tão poderosos como deveríamos ser? Com os recursos que temos?

No inferno aquele homem entendeu.

3- NO INFERNO EXISTE CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA CONDIÇÃO
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Mais do que qualquer outra coisa, aquele homem teve a clara percepção da futilidade de todas as coisas, diante do peso da eternidade. Ele sabia que estava no inferno por causa de suas escolhas nessa vida.

4 - NO INFERNO EXISTE SEPARAÇÃO
26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós, porque há separação.

Separação é um princípio vital na Palavra de Deus, o capítulo 1 de Gênesis mostra separação entre o dia e a noite, ente a luz e as trevas, entre águas de cima e águas debaixo, entre a terra e o mar, depois Deus separou Abraão de Ló, Isaque de Ismael, Esaú de Jacó, Deus separou Davi de Saul.

Hoje, no NT, Deus separa:
- a alma do espírito
- Deus separa o que é da carne, daquele que é espiritual,
-o santo do profano
- o filho de Deus e o filho da ira
- Salvação e condenação
No inferno eles entendem bem, que existe separação, lá as coisas são claras que existe separação, mas muitos de nós não entendemos separação!

Ex. Amigo incrédulo, I Co 5.

II Co 6.14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Separação essa palavra às vezes quem está no inferno já entendeu, mas quem está igreja não entendeu. Separar para buscar ao Senhor, santificar-se.

Os santos devem estar no seu lugar e os pecadores no lugar deles, aquele que peca, que se suje ainda mais, mas aquele que busca a Deus que se santifique a cada dia na presença do Pai.

5 – NO INFERNO EXISTE PREOCUPAÇÃO COM A SALVAÇÃO DOS PECADORES
27 Então replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.

Ele estava no inferno e preocupado com os que ficaram aqui. Muitos pensam que quem esta no inferno, não está preocupado nenhum pouco com aqueles que estão aqui a caminho do mesmo. Mas isso e um engano. Quem esta no inferno sofrendo em chamas esta preocupadíssimo com aqueles familiares, amigos que estão caminhando a passos largos para a perdição.

Ele tinha cinco irmãos e está angustiado pensando que seus irmãos estavam vivendo como ele e conseqüentemente chegariam lá no inferno também.

Então ele clama a Abraão pedindo desesperadamente que alguém avise seus familiares da vida errada que estão vivendo, para que se preguem a eles.

E incrível que no inferno possa haver mais preocupação com a salvação do que na igreja? E incrível que pessoas no inferno tenha mais Encargo pelas vidas que na igreja.

Este homem estava muito preocupado com sua família. Mas muitas vezes entre nos ignoramos as pessoas da nossa própria família. Pais, irmãos primos morrendo perdidos e nos não fazemos nada

Este cidadão no inferno estava preocupado com cinco irmãos e quando fazemos campanha de evangelismo colocamos 3 nomes mas muitos nem isso fazem.

Há essa preocupação entre nós?

6 - NO INFERNO EXISTE UM ESPÍRITO MISSIONÁRIO
27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mande à minha casa paterna.

Ressuscitem dentro os mortos e vai alguém falar a nossa família. Por incrível que parece no inferno existe um espirito missionário.

Às vezes em nosso coração não há o mesmo clamor pedindo a Deus mande alguém na minha casa.

Esse homem pede para Abraão para que alguém fosse ate a a sua casa e pregasse para a sua família.

Esse homem no inferno tinha um espirito missionário, e muitas vezes esse Encargo falta em nosso meio e infelizmente na maioria das igrejas.

E incrível ter mais Encargo no inferno do que no meio da igreja
Como e possível no inferno ter Encargo pela família e nos os ignoramos?
Não há no nosso coração o mesmo clamor!

Jesus disse: “Pai envia trabalhadores para a sua seara"
Precisa de Obreiros, precisamos de pastores, precisamos de alguém!!!”
Foi Ele quem disse: Pede ao Pai para que envie trabalhadores para a seara.

Jesus nunca mandou orar por dinheiro, por prédio, mas por trabalhadores para a seara. Ora pedindo trabalhadores porque não tem, ou se tem são poucos.

A seara está madura, mas os trabalhadores são poucos!Dá-nos obreiros, gente disposta que queiram ir!

No inferno o rico estava preocupado com seus parentes e amigos, não queriam que eles fossem para o mesmo lugar. Ás vezes existe entre as igrejas completa indiferença.

Ilus. Muitos nos criticam porque falamos muito de ganhar almas

Essas não tem compreensão do que é o inferno, pois quem tem compreensão. Não mede o esforço. Porque o que conta para Deus são vidas e sobretudo vida salva.

7 - NO INFERNO EXISTE O ENTENDIMENTO DO CAMINHO DA SALVAÇÃO
31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

O que aquele rico queria era o seguinte: " Permita alguém que esta aqui esta vendo essas coisas horríveis, possa voltar para contar lá em cima o tormento que e esse lugar tenebroso, e não venha para ca.

Mas Abraão disse: Eles já tem Moisés e os profetas.

Mas o que e gracioso e que foi isso que Deus fez em Cristo. (ate aqui não tinha feito ainda)

1- Jesus é Aquele que desceu do céu – Ele pode nos falar das coisas do céu;
2- mas Jesus é Aquele que morreu na cruz pelos nossos pecados e foi enviado ao inferno, diz a Bíblia;

Ele desceu ás regiões exteriores, desceu ao Hades, foi até onde o rico estava, para testemunhar a principados e potestades a Sua vitória, para pregar aos espíritos em prisão.

E esse Jesus que foi ao inferno ressuscitou! Ele é esse que pode voltar e dizer que existe o céu e o inferno e que você não precisa ir para lá.

Sabe o que e salvação? Salvação significa que Jesus foi ao inferno e E.e voltou. A salvação e crer que Ele ressuscitou. Por isso que a Salvação e dar credito naquilo que Ele falou.
Rm 10.9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

I Co 15 1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais;
2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.
3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Este evangelho que sustentamos. E este e o evangelho que cremos que tem poder para salvar todo aquele que crê.

Um comentário:

  1. Muito bonito tudo o que está escrito. O problema é levar pessoas para ir para uma igreja que já é um inferno, isto é, igrejas com líderes autoritários que não fazem nada pelos pobres e com o pretexto de discipular humilham os membros.

    ResponderExcluir

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.