quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Salvação da Nossa Casa

Um conceito muito forte na Bíblia que esclarece a nossa responsabilidade diante de nossa família é o conceito CASA. Casa, não é no sentido bíblico só a expressão de imóvel. Casa tem expressão de autoridade. Tudo que esta debaixo dos vínculos, contratos, relacionamentos, estão ligados a uma casa, representativamente estão debaixo de benção ou de maldição.

Qual é o conceito de casa?
Eu quero compartilhar algo muito precioso sobre esse assunto. As implicações que tem sua casa, seu lar ,seu teto, seus vínculos sanguíneos, de contrato, desde uma empregada que trabalha em tua casa até seus filhos, pais, avós, tios etc. Onde afeta em bênção, maldição, em prosperidade, em graça, etc. Até seus filhos, primos, tios e onde afeta em benção maldição, graça, onde existe legalidade no reino do espírito.

Sempre que a Deus fala sobre a vida eterna, a unidade básica sempre é o indivíduo e nunca a casa. Entretanto, quando se trata de salvação Deus sempre usa a casa como uma unidade.
A salvação é para nós e para a nossa casa!

1- A PUNIÇÃO DE DEUS É SOBRE A CASA

Cinco exemplos de famílias punidas por causa de apenas um membro:

1- A casa de Faraó
Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Gn 12.17

2- A casa de Abimeleque
porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. Gn 20.18



3- A casa de Davi
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. II Sm. 12:10-11

4- A casa de Acabe
Farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação com que me irritaste e fizeste pecar a Israel. I Rs. 21:22

5- As casas de Datã e Abirão
E ainda o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a boca e os tragou e bem assim a sua família, suas tendas e tudo o que os seguia, no meio de todo o Israel. Dt. 11:6
Estou convencido de que em toda a Bíblia o Senhor estabelece tanto positiva quanto negativamente a casa como unidade de tratamento.

2- A Promessa da Benção da Salvação na Casa
Naturalmente o entendimento básico é que a casa inclui o casal e os filhos. Não devemos temer perder nossos filhos, mas também não devemos ser negligentes em levá-los desde pequenos a conhecerem a Jesus.

A base de nossa fé são as promessas de Deus. Se nos firmarmos nisso seremos abençoados. E a promessa de Deus é para a salvação de toda a nossa casa.

Se Deus pode punir uma casa por causa de um membro, então é verdade também que Ele pode abençoar uma casa, por causa de um só membro.

Exemplos de casas abençoadas por causa de um membro no VelhoTestamento:





1- A Casa de Noé
Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. Gn 7:1
A arca não foi preparada para uma pessoa, mas para toda uma família. A Bíblia diz que Noé era justo, mas em nenhum lugar se diz algo assim sobre seus filhos. Mesmo assim a salvação foi para os filhos e as noras.

Todo novo convertido deveria trazer toda a sua família para a arca. Se crermos assim Deus honrará a nossa fé e salvará a nossa família.

Por ocasião do dilúvio, o Senhor disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração" (Gn 7.1).
A arca foi preparada para toda a família. A Bíblia diz que Noé era justo, mas em nenhum lugar diz algo assim sobre seus filhos. Mesmo assim, a salvação foi para os filhos e as noras. Se crermos assim, Deus honrará a nossa fé salvará a nossa família.

2 – A Casa de Abraão
O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa, como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. (Gn 17.12-13)
Deus fez uma aliança com Abraão e o sinal da aliança era a circuncisão, por isso mandou circuncidar toda a casa de Abraão, bem como os escravos comprados por ele. Assim, a aliança de Deus com Abraão era estendida a toda a sua casa.

3 – A Casa de Obede-Edom
Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa. II Sm. 6:11
Por esse texto também ficamos sabendo que a bênção de Deus é para a casa, para toda a família. A unidade básica na bênção não é o indivíduo e sim a casa.
Precisamos estar claros sobre esse ponto. Aqueles que são cabeça de família podem buscar a salvação de toda a família porque esta é a promessa de Deus.
Devemos nos agarrar a esse princípio e reinvindicar a bênção de Deus!


4 – A Casa de Raabe
¬Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão. (Js 2.19)

Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. (Js 6.17)

Raabe e toda a sua família foram salvos

Raabe foi uma prostituta que escondeu os espias de Israel. O sinal da salvação de Raabe, era o fio escarlate na sua janela. Todos os habitantes de Jericó foram mortos, mas os que estavam dentro da sua casa foram salvos.

Js. 6.23 Entraram, os jovens espias, e tiraram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos quantos lhe pertenciam; e, trazendo todos os seus parentes, os puseram fora do arraial de Israel.

Realmente a fé é individual; mas, de alguma forma, a unidade básica de Deus é a família. Pela fé, precisamos nos apropriar dessa promessa e orar até vê-Ia se cumprindo em nossa casa.
Nesse caso precisamos viver cautelosamente diante do Senhor porque o nosso pecado pode afetar a casa toda. Digo isso especialmente aos cabeças de família. Não podemos ser muito duros com os filhos, mas com relação aos cabeças de família a situação é diferente. Diante de Deus, eles são responsáveis por levarem as suas casas a servir ao Senhor.

Entretanto mesmo que você não seja o cabeça de sua casa, como era o caso de Raabe, você pode se apegar a Deus pela salvação de toda a sua casa.

Não é apenas a salvação, toda bênção de Deus é para nós e a nossa casa.




Exemplos de casas abençoadas no Novo Testamento:
Alguns podem pensar que esses versículos apresentados são coisas do Velho Testamento e não do Novo Testamento que é a base e a regra da nossa fé. Todavia, o Novo Testamento também nos dá base para a salvação de nossa casa.

1 – Jesus - Paz seja nesta casa
Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. (Lc 10.5-6)
A bênção e a paz repousam sobre a casa e não somente sobre indivíduos. Precisamos ficar certos de que a casa é a unidade do tratamento de Deus. Especialmente quando se trata de bênção e salvação, Deus adota a casa como unidade de Sua graça.

2 – A casa de Zaqueu
Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. (Lc 19.9)
Não é apenas no Velho Testamento que vemos a salvação da casa. Quando Zaqueu o recebeu, Jesus disse que a salvação havia entrado naquela casa. É tempo de começar a pensar na salvação de famílias e casas inteiras e não somente de indivíduos. Ainda que a vida eterna seja individual, Jesus declarou que houve salvação na casa de Zaqueu.
A esfera de salvação de Deus é a casa e não o indivíduo. Se crermos na salvação um a um, é assim que teremos. Mas desafio você a crer na salvação de famílias e casas, como declara a Palavra.

3 - A casa de Cornélio
...piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. At. 10:2
...o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa. At. 11:14
A salvação de Cornélio é uma tremenda demonstração de que Deus trata com a casa e não com indivíduos. Cornélio era "piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus", mas ainda não era salvo.

O anjo de Deus lhe apareceu e disse para ele ouvir a Pedro, "o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa". Precisamos alargar a visão do nosso trabalho. As células devem ser cheias não apenas de indivíduos, mas de famílias.

4 - A casa de Lídia
E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender as coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso. At. 16:14-15
O apóstolo Paulo junto com Timóteo entram na primeira colônia que pertencia a Europa e ali, depois de sua pregação, o Senhor abriu o coração de Lídia e ela se converteu. E a Bíblia Sagrada diz que ela foi batizada com toda a sua casa, ou seja toda a sua família.
Provavelmente a casa de Lídia foi a primeira célula estabelecida na Europa.

5 - O carcereiro de Filipos
Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. At 16:31
Se alguém crê no Senhor toda a sua casa será salva. A menor unidade na Bíblia não é o indivíduo e sim a família. Mesmo que não entendamos o conceito completamente devemos crer e nos apegar a esta promessa.
A casa precisa ser o alvo de nosso trabalho. Se visarmos casas ganharemos casas. Deus faz as coisas de acordo com a nossa fé. Talvez por vivermos numa sociedade extremamente individualista temos dificuldade de pensar na salvação tendo a família como unidade.
Nesses dias cremos que Deus vai estar salvando famílias inteiras!

O Pentecoste é para você e para seus filhos
Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. At. 2:39
A promessa do Pentecoste é para toda a família. Cada cabeça de família precisa aprender a reivindicar esta promessa na vida dos filhos. Naqueles dias parece-nos que a graça de Deus operava de modo a atingir toda a casa.

3- O Que Devo Fazer Para a Salvação da Minha Casa?
A salvação de nossa família, não é automática. Vimos que tanto a benção como a maldição nas famílias foi resultado de atitudes tanto positivas como negativas.

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. JS. 24.15

1- Intercessão e Jejum
A oração com jejum são os irmãos gêmeos para quebrar toda a cegueira espiritual que o diabo colocou sobre a nossa casa. Nessa intercessão você deve fazer pelo menos duas coisas:
Quebrar toda ação do Diabo e Pedir que o Espirito convença do pecado
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9do pecado, porque não crêem em mim. (Jo 16:8-9).

2- Dar um Bom Testemunho
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor (1Pe 3:1-2)
Muitas pessoas não se convertem pelo mal testemunho daqueles que o cercam
Ilus. Eu não vou para Jesus porque não acho que sua vida é melhor que a minha

3- Creia que o Espírito Santo está trabalhando
No mundo espiritual, muitas coisas não podemos ver. Deus a partir do momento em que você começou a orar por estas pessoas o Espírito Santo está trabalhando na vida delas. Você não está vendo mas o Espírito está trabalhando para cumprir a promessa da salvação de toda a sua casa.

4-Aproveite as oportunidades para Testemunhar
Deus nestes dias nos dará grandes oportunidades pra falar de seu amor. Por isso, não perca nenhuma delas, quando surgirem diante de você. Planeje também um encontro informal com elas.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Rm. 10.13-15

5- Não veja seus familiares como eles são, mas como eles se tornarão
Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne (2Co 5:16).

Conclusão
Como cabeça de família, posso reivindicar a salvação da minha casa. Posso declarar, mesmo que os meus filhos ainda não tenham crido, que somos uma família que serve a Deus. Não faça concessões. Fale com ousadia e com fé:

Is. 44.3 Derramarei o meu Espírito sobre a Tua posteridade e a minha benção, sobre os teus descendentes.


O Exemplo do Grande Avivalista do Sec. XVIII Jonathan Edwards
Jonathan e Sarah tiveram 11 filhos, todos os quais chegaram à idade adulta, fato raro naqueles dias. Em 1900, um repórter identificou 1400 descendentes do casal Edwards.
Entre eles houve 15 dirigentes de escolas superiores, 65 professores, 100 advogados, 66 médicos, 80 ocupantes de cargos públicos, inclusive 3 senadores e 3 governadores de estados, além de banqueiros, empresários e missionários.
Você é a porta para a entrada da salvação em sua casa. Você será a gente de Deus para a salvação de toda a sua casa. E a benção de Deus não vai se limitar apenas a sua casa desta geração, mas se cumprirá a promessa de Deus, que toda sua posteridade (descendência) servirão ao Senhor.
Na sua vida vai se cumprir o que aconteceu na vida de Josué: Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.