segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tentação

Tema: TentaçãoTexto: Mateus 4, Tiago 1:12-16 1Co 10, 13

Introdução:
Você sabe o que esta entre você e seu próximo pecado? Uma palavra chamada ‘’tentação’’ elas se colocam entre você e seu objetivo de santidade. A palavra ‘’tentações’’ (PEIRASMOS) = Perseguições e aflições que o crente sofre nesta vida por parte do mundo e do diabo.

Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás (note Hebreus 2:17-18; 4:15 Jesus em tudo foi tentado, mas sem pecado). É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.

Antes de entramos no texto vamos falar um pouco sobre a tentação.

O que é tentação?
1. Investida do diabo contra os cristãos, é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar atos contrários aos princípios de Deus)

2. São as portas de entrada para qualquer pecado

3. Na tentação cada segundo representa uma luta imensa para não pecar

4. Tentação é algo humano (1Co. 10:13 Não veio sobre vós tentação, se não humana)

5. Sua tentação não é maior do que você possa suportar (1Co. 10:13b).6. Você não estará sozinho na hora da tentação (Deus fornece o escape)7. Tentação não é pecado (o próprio Cristo foi tentado) 1Co 10:13c8. Pecado é ceder à tentação

E se eu ceder à tentação?

1. Exemplo de Adão e Eva

2. Ceder à tentação traz culpa

3. Ceder à tentação traz morte espiritual e conseqüentemente morte física, porque o pecado gera a morte

4. Ceder à tentação traz separação de Deus (Deus visitava Adão e Eva toda vira de tarde)

Quando Eva foi tentada, satanás usou esses três enfoques: (Gn 3:6) NVI

1. Tentação da carne: “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar”

2. Tentação dos olhos: “era atraente aos olhos”

3. Soberba: “e, além disso, desejável para dela se obter discernimento”

4. A tentação sempre será através dos nossos sentidos. O como funciona a tentação1. Cada um é tentado pela sua própria cobiça

As principais fontes usadas pelo maligno para tentar-nos são:1. Concupiscência (Desejo intenso de bens ou gozos materiais e/ou Apetite sexual): “... cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”.Tg. 1.142. Cobiça (Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez e/ou Ambição desmedida de riquezas):3. “Más companhias: ...não anda no conselho do ímpio, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.(Sl. 1:1)4. Sede de sucesso e poder: “... chegaram a Balaão, e lhe disseram... grandemente te honrarei... amaldiçoa-me este povo”.Nm 22.16,17 (veja mais: Dn. 4.30; 5.2; Mt 4.8)

Saiba olhar e discernir a fonte dos males e evitá-las,

1. Preparo sério para a batalha contra a tentação a) santidade b) pureza c) Oração d) comunhão e) Jejum f) Palavra de DeusComo vencer as tentações?

2. Meditação na palavra de Deus: No Salmo 119:11 temos o salmista falando: "escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti”.

3. Revestir-se de toda armadura - Paulo em Efésios 6:10, 11 e 17 diz: "Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.4. José venceu as tentações: Veja, por exemplo, José no Egito. Ele era jovem, bonito, cheio de vigor. A mulher de Faraó o tentava diariamente: “deita-te comigo!”. Ele respondeu: “Como cometeria tamanha maldade e pecaria contra Deus?”.
Davi venceu a tentação de matar Saul seu inimigo, porém perdeu quando viu uma linda mulher se banhando.

Nosso maior exemplo de vitória sobre a tentação

Primeira Tentação: A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (Mt. 4:3).

1. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo?

2. Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais?

3. A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição. A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt. 4:4).

Segunda Tentação: A afirmação do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6).1. "Bem, se confia tanto em Deus, então o experimenta. Verifica o sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação com um trecho das Escrituras.2. A questão é: Jesus confiará sem experimentar? Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse? 3. A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.

Terceira Tentação: A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9).

1. As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9; Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9).

2. O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz.

3. No processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?

4. A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.

Conclusão: Nesta batalha entre os dois leões (1 Pedro 5:8; Apocalipse 5:5), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4; Efésios 6:16). Usou as Escrituras (1 João 2:14; Colossenses 3:16). Resistiu ao diabo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir seus passos (1 Pedro 2:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.