quarta-feira, 7 de abril de 2010

CÉLULA OU GRUPO FAMILIAR

A IGREJA EM CÉLULAS

Todos os dias, no templo e de casa em casa, ensinavam e proclamavam Jesus (At 5.42).

Uma igreja em células é a maneira mais prática de viver assim como viviam os primeiros cristãos. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja que é um corpo é formada de incontáveis células que são os cristãos. Na igreja local, uma célula é um grupo de quatro a quinze pessoas que se reúne para experimentar o amor de Deus na comunhão com os irmãos, procurando sempre alcançar outras pessoas para Cristo. As células são parte de um todo que é a igreja, elas não estão isoladas, independentes, mas interdependentes. As células se reúnem em vários locais do bairro e da cidade, mas se encontram para adorar e celebrar ao Senhor Jesus Cristo. Todos os crentes são pastoreados nas células de modo efetivo. Assim, mesmo que a igreja tenha milhares de discípulos, todos são assistidos pelos líderes das células, seus auxiliares e demais membros. A pessoa não fica isolada e nem sem acompanhamento, pois todos se tornam discípulos.

OS CINCO OBJETIVOS DA CÉLULA

COMUNHÃO: Desenvolvimento de vida partilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os membros.

EDIFICAÇÃO: A célula oferece o ambiente para o crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor

EVANGELISMO: A célula é o lugar onde inseríamos novos membros. É onde alimentamos, guardamos e suprimos os novos irmãos.

SERVIÇO: Cada crente um ministro e cada casa uma igreja. Cada um recebeu um dom e na célula os dons são exercitados para o serviço mútuo.

CONSOLIDAÇÃO: Acompanhamento fazendo os primeiros passos no discipulado, firmando bem a fé e a convicção de salvação, e encaminhado para o encontro, a Escola de líderes e o batismo, etc. No modelo dos doze as pessoas vão se tornando discípulos, vão se tornando doze de alguém que já tem cobertura e acompanhamento de um discipulador.

Sabemos segundo a Palavra de Deus que a Igreja primitiva começou com dois tipos de reuniões. Reuniões nas casas e reuniões no templo (At 2.42).

A Bíblia diz que os primeiros cristãos se reuniam no templo. Naquela época só tinha o templo judeu que não era um local próprio para receber as pessoas. Somente o sumo sacerdote podia entrar em sua parte mais interior uma vez por ano. Na realidade os cristãos se reuniam no pátio do templo, não dentro do templo. Não havia outro local em Jerusalém que comportasse tantas pessoas. Lá era um local público e assim facilitava a reunião dos irmãos para a oração, edificação e pregação do evangelho.

A Igreja do Novo Testamento começou com dois tipos de reuniões:
1. As celebrações que se realizavam em lugares públicos onde se reuniam uma multidão de cristãos.2. As reuniões nas casas eram grupos pequenos que hoje chamamos células.
Como não tinham um templo próprio para suas reuniões, a igreja primitiva começou desde o início a reunir-se nas casas (At 12.12; Rm 16.3-5; Cl 4.15; Filem 2). Isso se tornou uma grande estratégia de conquista, por maior que fosse a perseguição, a igreja continuava a crescer. Sabemos que no terceiro século, antes da igreja casar-se com o estado, Roma estava se dobrando diante do poder de Deus manifesto através da igreja em células.
Deus tem restaurado à sua Igreja como no modelo da igreja primitiva. A combinação das reuniões de celebrações com as células não é uma idéia humana, mas sim o modelo que a Bíblia e a história demonstram que tem sido o sistema de Deus para o crescimento do seu reino na terra, a sua igreja.O modelo que tem crescido não só em número, mas também em qualidade e solidez é o governo dos doze. O grupo de doze ou como é conhecido, G12.
Somente os neófitos mal informados, líderes que deram crédito as mentiras, aqueles que não querem mudar, pessoas que estão acomodadas com pouco e desinteressados em estudos sobre o assunto, resistem a esta visão, mas ela é atraente aos que estudam e buscam a multiplicação. A Igreja em Células não é modismo, é resgate. Alem de ser uma grande estratégia, sabemos que estamos voltando ao método da igreja primitiva, que se reunia de casa em casa, até mesmo dentro das bases de César, pois até a guarda pretoriana foi alcançada e sabemos que todos também não deixava de ir ao templo para o ensino, o louvor e a adoração. Faça uma pesquisa, examine os textos bíblicos que falam sobre a questão da igreja em casa e no templo.

Hoje nós estamos sendo desafiados a um momento de grande êxito.
O objetivo principal da visão celular é gerar uma igreja de vencedores, de conquistadores, de líderes que amam multidões, é trabalhar para a edificação da Igreja como a Noiva de Cristo. Nas células as pessoas não são apenas números e sim vidas importantes para Deus e para nós.
Segundo a Palavra de Deus só iremos ganhar indo alem de entregarmos nossas vidas ao Senhor Jesus, também precisamos levar outros a serem salvos e qualquer pessoa, de coração sincero e puro, pode fazer parte disso. Lembre-se dos seus familiares, amigos e todos que cruzarem seu caminho, todos precisam de paz, amor e salvação. Jesus é a resposta para nossa vida. Numa célula, as pessoas poderão ter um contato íntimo e profundo com o Senhor Jesus. Alem disto existe o relacionamento e comunhão profunda com os irmãos.

Nós somos uma igreja família que vive o amor de Deus!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Perfil da Igreja Ideal

O Perfil da Igreja Ideal


1ª João 2:17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Concupiscência: Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos.

Ideal segundo o dicionário Aurélio:
1. Que existe somente na idéia; imaginário, fantástico:
2. Que é a síntese de tudo a que aspiramos de toda a perfeição que concebemos ou se pode conceber: 3. Aquilo que é objeto da nossa mais alta aspiração intelectual, estética, espiritual, afetiva, ou de ordem prática:

- Não existe a igreja Ideal;
- Assim como não há Família ideal, pais ideais, filhos, lideres, discipuladores, pastores ideais.
- Existe sim, a igreja que faz a vontade de Deus.
- A igreja Ideal é aquela que atrai a glória de Deus
- Como? Valorizando o que Deus valoriza
- Priorizando o que Deus prioriza.
- Quando agimos assim, Deus nos agracia com a sua presença manifesta

- Princípios de um discipulado ideal: (As bases que devemos buscar para nosso ministério)

- Resgatar alguns princípios que foram perdidos;

- Estes princípios são verticais (Isso é passam de uma geração para outra);

(01) Presença do Discipulador (Acompanhamento das células, visitar, mostrar interesse, telefonar, treinar formal e informalmente);
(02) Assiduidade e pontualidade
(03) Comprometimento de todos com o propósito (com a missão, com os objetivos);
(04) Oração pelos (e com os) liderados;
(05) Adorar a Deus com os liderados; adoração diz que Ele é e nós não somos!
(06) Palavra Revelada para os líderes; (Motivação, postura, atitude, posicionamento);
(07) Orientação estratégica para os líderes;
(08) Semear a Honra (uns para com os outros); - Reputação / Renome
(09) Atitude positiva diante dos problemas (eles sempre vão existir o que muda é a atitude);
(10) Preservar a unidade dos líderes (e dos demais líderes dos outros discipulados, inclusive a unidade da própria igreja);
(11) Semear zelo pela obra (através das atitudes e das orientações);
(12) Levar o povo a Jejuar, a se consagrar e a se santificar;
(13) Buscar, entender e fazer a vontade de Deus;
(14) Busca pela Glória de Deus (É ela que faz tudo acontecer).

- Princípios de uma célula ideal:
a) Convidar os perdidos
b) Fazer a célula segundo o padrão estabelecido pela igreja;

- Temos feito muitas coisas para Deus, mas estamos fazendo o que de fato devíamos fazer?
- Às vezes está tudo bem, Mas temos a sensação de que falta algo
- Glória de Deus.

(Não vou esgotar o assunto, mas vou trazer alguns aspectos daquilo que Deus falou comigo)
O que Deus Valoriza?

Qual é o perfil da Igreja Ideal?

- Qual não é? Melhor louvor? Melhor pastor? Melhor visão? Melhor estrutura?

A igreja que dá apreço (Valoriza) aos profetas de Deus.
1 Crônicas 16:22 dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas. (Salmos 105:15 ver também)
- Os profetas de Deus são os nossos lideres de célula, nossos discipuladores, nosso pastor.

I Reis 2:19-24 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito. Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.

Mateus 10 :14-15 Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.

A igreja que não esquece dos Órfãos, Viúvas e dos necessitados

Isaías 58:6-11 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? (1) Então, romperá a tua luz como a alva, (2) a tua cura brotará sem detença, (3) a tua justiça irá adiante de ti, e a (4) glória do SENHOR será a tua retaguarda;
9 então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

Jeremias 5:28-29 Engordam, tornam-se nédios e ultrapassam até os feitos dos malignos; não defendem a causa, a causa dos órfãos, para que prospere; nem julgam o direito dos necessitados. Não castigaria eu estas coisas? —diz o SENHOR; não me vingaria eu de nação como esta?

Salmos 68:5 Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.

Tiago 1:27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

Oferece Sacrifício sem Defeito (com)
Malaquias 1:13-14 E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? —diz o SENHOR. Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações.

Levíticos 22:19-20 para que seja aceitável, oferecerá macho sem defeito, ou do gado, ou do rebanho de ovelhas, ou de cabras. Porém todo o que tiver defeito, esse não oferecereis; porque não seria aceito a vosso favor.

Jeremias 48:10a Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!
- Podemos dar mais e damos menos
- Temos talentos/habilidades/capacidade/aptidões mas usamos apenas para engordar nossa conta bancária
- Quantas vezes podemos dar o melhor, mas relaxamos
- Quantas vezes podemos dar mais tempo e damos o que sobra
- Temos o melhor, mas damos o pior
- Temos disposição para conseguir as coisas materiais (MBA), mas para a obra fazemos o mínimo.
- Podemos dar o dízimo e a oferta e as vezes damos um e não damos o outro.
- Maridos e Esposas que pegam no pé um do outro.

Uma das características da Igreja Ideal é que ela:

Prioriza as Crianças
- Se você quiser implantar uma cultura, um comportamento em uma sociedade, você deve investir nas crianças.
- Quer mudar uma nação, invista nelas.
- É por isso que o sistema investe em mídia (desenhos, filmes, livros (Hary Poter – Fenômeno Mundial de vendas – Ensinando Bruxaria, magia, etc, etc,)
- Nunca houve tantos abortos como temos visto neste tempo (Satanás quer matar esta geração)
- Moisés e Jesus (Mandaram matar os meninos) – Herodes/Faraó
- Se quisermos fazer a vontade de Deus, temos que dar atenção a este principio.
- Se quisermos de fato edificar uma igreja de Vencedores, precisamos iniciar pelas crianças.
- Tocamos no coração de Deus quando damos a devida atenção as crianças.

1) Jesus nos orientou a apascentá-las (Pastorea-las)
João 21:15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. (Cordeiro é filhote de ovelha)
- Apascentamos nas células, nas celebrações
- Mas apascentamos principalmente em casa (São os seus principais discípulos)
Provérbios 22:6 Ensinar a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Provérbios 29:17 Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.
- Dê carinho
- Se você puder, dê brinquedos
- Educação
- Correção2
- Suprimento
- Conforto
- Mas principalmente dê Jesus (Leve seus filhos a Jesus o quanto antes)

2) Jesus as quer perto dele
Lucas 18:15 15
Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.

3) Devemos recebê-las
Mateus 18:2-6 E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.

O que devemos fazer?

- Cuidar das crianças

Adoração

- A Glória tem um preço, mas poucos querem pagar o preço.

É composta de pessoas que amam a Deus
- Colocam os interesses do reino acima dos seus.

Seus pregadores quando sobem ao púlpito oraram antes, para saber o que Deus gostaria que eles dissessem.

A Bíblia é usada como ferramenta primordial, os outros recursos são complementares.

Seus pastores gastam mais tempo no secreto a sós com Deus, do que em reuniões que não levam a lugar nenhum, com pessoas que não somam para o crescimento do reino.

Ama os pobres, deles cuida, e os respeita no mesmo nível dos demais.

A igreja ideal olha para cima e não para baixo.

É grande não apenas em número, mas em atitudes e gestos.

É madura ao ponto de acolher os fracos, sem concordar com os seus pecados.

Tem um Senhor, não é comandada por alguns senhores poderosos, que tendo poderes humanos, julgam controlam o que é divino.
A igreja ideal tem pernas, ouvidos, lágrimas e um grito: Jesus é a única esperança!

Pr Willians G Oliveira

Dez Atitudes dos Realizadores de Sonhos

Determinação e perseverança
Criatividade e Inovação.
Não acomodação, inconformismo.
Coragem e ousadia
Foco, foco, foco.
Disciplina
Desenvolver parcerias.
Estar preparado para aproveitar as oportunidades que Deus dá.
Não abrir mão dos seus valores.
Paixão.

Jovens se rendendo ao Senhor

Jovens que vão impactar o mundo!

Adoradores Radicais

Somos adoradores do Rei dos Reis

``Na contra-Mão do mundo''

Faça a diferença!

Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Adilson Silva é casado com Aline Soares de Souza Silva com quem tem dois filhos, Lucas e Lara. Pastor da Igreja Batista Colheita, Adilson cursou o básico em teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE) pela Igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira, fez dois anos do Curso Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica da Pavuna, tendo que parar no segundo ano de curso para responder um chamado do Senhor para São Bernardo de Campo (SP), hoje ele estar cursando o terceiro ano do curso bacharel em teologia na FABC em São Bernardo do Campo. Antes de começar o trabalho com os Radicais Livres Colheita trabalhou na igreja Assembléia de Deus de Costa Barros do ministério de Madureira, onde foi consagrado ao diaconato e foi vice dirigente da igreja Assembléia de Deus do Jardim Independência, sub congregação de Costa Barros e congregação de Madureira, hoje ele é pastor da igreja batista colheita tendo desempenhado um excelente trabalho como pastor presidente dos Radicais Livres Colheita (Jovens) também exercendo a função de presidente da Escola de Ministérios Colheita que tem como principal meta ‘’Formar Vencedores’’.